O que é Microsoft Azure Community Champions?

Hoje vou fugir um pouco do padrão de artigos técnicos e escrever um pouco sobre o programa Microsoft Community Champion e como você pode reforçar e testar seu conhecimento, e de quebra ainda ajudar a comunidade enfrentando problemas de cenários reais.

O Azure Community Champion é um programa da Microsoft que incentiva experts em Azure a ajudar a comunidade técnica, essa ajuda é feita através do fórum Microsoft Q&A onde você interage com pessoas do mundo inteiro e ajuda elas a resolverem problemas técnicos oriundos da utilização dos serviços do Azure. Para quem é mais antigo vai se lembrar do TechNet, que era um fórum com o mesmo propósito, mas que hoje em dia não é mais utilizado.

Diferença entre Microsoft Q&A e Azure Community Champion

Microsoft Q&A é a “evolução” do TechNet, ele é focado em todas as tecnologias da Microsoft, e o filtro da tecnologia é feito pelas tags na pergunta:

Existem uma lista de tags de todos os serviços e recursos da Microsoft:

O Azure Community Champions (link)é um programa que incentiva os experts a responderem questões com as tags iniciadas por azure-* , Esse incentivo é feito através de reuniões mensais com o time da Microsoft, reconhecimento público no docs.microsoft.com, menções redes sociais com kudos e badges. Há também uma premiação financeira simbólica para os melhores do mês.

O Real valor do Azure Community Champions

É bem legal ser reconhecido pela Microsoft como um expert que ajuda a comunidade, isso mostra o valor que a Microsoft dá para quem contribui, a menção por estar entre os melhores do mundo no quesito ajuda de nível especializada, acesso a funcionários da Microsoft, MVP e um programa para falar direto com os engenheiros do Azure (Azure Connection Programs (ACP).

Tudo isso é excelente, mas não é o real valor, o real valor é o agradecimento das pessoas quando procura ajuda e você é essa ajuda, isso não tem preço.

Agradecimento Após resolução de um problema crítico no ambiente

Não é fácil

Para conseguir ajudar a comunidade técnica do Azure a resolver problemas reais e complexos de pessoas do mundo inteiro, é necessário além de conhecimento, uma bagagem técnica e experiencia com cenários reais.

Se você não administra muitos ambientes no Azure, a melhor maneira de conseguir ganhar experiência é procurar por algum curso que traga os cenários reais e mostre o que as empresas estão utilizando.

Minha jornada até chegar no TOP 1 Infraestrutura em Julho de 2022 no programa Microsoft Community Champion, começou 2 anos antes, quando me matriculei no Azure Academy.

Fui aluno do Rubens em quase todas as trilhas que têm disponíveis e muito além de aprender sobre Azure, aprendi como o mercado utiliza a nuvem da Microsoft e como bônus aprendi o que é o espírito de comunidade.

Eu sou suspeito de falar porque sou cria do Azure Academy, porém, muito além de certificação, as trilhas do Azure Academy são focadas nas tecnologias do mercado nacional e internacional, e esse tipo de conteúdo é o ponta pé inicial e vai ajudar você a chegar em qualquer lugar do mundo, implantar e resolver problemas com Azure.

É muito difícil encontrar conteúdo de qualidade no Brasil, ou ter acesso a esse tipo de comunidade técnica, a barreira da língua ainda é o problema, então além de aprender sobre o que o mundo usa de tecnologia, também temos que focar no aprendizado da língua inglesa.

Quer ser um especialista de ponta e testar seus conhecimentos ajudando a comunidade? Faça a inscrição no programa através do link:

https://docs.microsoft.com/en-us/answers/support/community-champions-program

Até mais 😉