Certificar ou não certificar, eis a questão: O fim do MCSA e MCSE

Hoje é dia de um post com início filosófico: Certificar ou não certificar, eis a questão!?

No último dia 27 de fevereiro a Microsoft chocou o mundo da TI com a notícia de que os exames MCSA, MCSE e MCSD irão ser aposentados e no lugar deles os títulos baseados em função passam a dominar o cenário das certificações Microsoft.

Logo após o post ser liberado no Microsoft Learning Blog a comoção foi generalizada e o assunto passou a ser discutido em vários grupos que participo e administro (obs: se tiver afim de participar de grupo focado em Azure, clique aqui e entre no meu grupo do whatsapp). Obviamente choveu artigo e vídeos sobre o fim das provas e em alguns casos até certa apelação para correr e realizar curso para formação MCSA/MCSE o mais breve possível, afinal, seria a última chance de conquistar o título.

Eu preferi aguardar a poeira baixar, ouvir vários colegas com muita experiencia e conversar com todos os níveis de profissionais de TI para formar minha opinião sobre o assunto. Well, chegou a agora.

O que já era esperado

Bom, não é novidade alguma que o foco da Microsoft nos últimos anos foi potencializar o uso do Azure. Verdade seja dita, a plataforma evoluiu MUITO e passou a ser realidade em ambientes que, até então, nem sonhavam em trabalhar com nuvem.

Então, logo após 2018, quando as certificações baseadas em função (role-based) foram anunciadas já pairava no ar qual seria o futuro das formações clássicas, assim por dizer.

A segunda “pista” sobre isso foi a não atualização do quadro de certificações do Windows Server mesmo após o lançamento da versão 2019. Sempre foi comum ter os exames atualizados pouco tempo depois do lançamento de uma nova versão, seja do Win Server quanto das demais plataformas.

Juntando tudo isso, não foi uma surpresa ter lido que os exames voltados a edições dos produtos estavam chegando a seu fim.

Como será daqui pra frente?

No mesmo artigo em que a Microsoft anuncia a data para o fim das provas que, juntas, entregam o título de MCSA e/ou MCSE, ela também já deixou claro quais serão os caminhos para quem deseja continuar a caminhada nos estudos e certificações. A imagem abaixo resumo o que e quais exames entram no path para conquistar os títulos baseados em função.

Veja que o MCSE ainda está ali. “Nathan, você acabou de dizer que o MCSE chegou ao fim…explique-se!”. Então, o MCSE baseado em um Windows Server tem seus dias contados e não o baseado em função. O que muda nessa história é que agora “as carreiras” estão segmentas por foco de atuação.

Cada segmento dessas trilhas de certificação focam em um conjunto de habilidades mais específicas e não apenas em um PRODUTO (foquem nisso…solução, visão global e não produto).

Estou em reta final de estudos ou com prova marcada e agora?!

Você poderá fazer as provas já agendadas sem problema algum!! Os títulos continuarão a ter o status de ativo por 24 meses após 30/06/2020.

Mesmo que os exames sejam aposentados o conhecimento não será perdido e o título, embora seja enviado para a parte de inativo do transcript daqui dois anos, continuará sendo seu!

Para os que não tem a prova marcada é preciso pensar e avaliar o valor que a certificação agregará. Obviamente sabemos que a nuvem é realidade e dificilmente voltaremos para o on-premisses mas é preciso medir o que é mais interessante AGORA. Se o seu dia a dia pede o que as provas do Windows Server cobram e o título te dará a visibilidade que precisa, siga em frente!!! O lance é ter em mente que o futuro (e o presente) estão na nuvem e iniciar os passos para mergulhar de vez em Azure e Cloud Computing de forma geral.

“Nathan, mas aqui na minha região Nuvem é inviável, não é utilizada…e ai?!” Pode ser inviável ou não ser utilizada AINDA. Não espere a viabilidade chegar para começar a estudar, esteja preparado antes e inicie o processo de inovação, seja da empresa onde atua ou até mesmo da região onde mora.

Minha opinião (depois de muito pensar sobre)

Particularmente não fiquei nada surpreso com as mudanças anunciadas pela Microsoft. Tampouco fiquei desesperado ou decepcionado, como vi muitos colegas ficarem.

O processo de evolução do local para a nuvem já vem sendo anunciado a MUITO tempo e a mudança nas provas só mostra que a Microsoft quer ter mais profissionais qualificados em nuvem para que, por consequência, acelerem a adoção das tecnologias do Azure nos ambientes que administram.

Muitos tem questionado sobre como os conhecimentos em Windows Server e demais plataforma on-premisse será validado. Eu pressuponho que os novos exames vão abranger o que de fato é crucial para administração de ambiente locais e ainda me arrisco a dizer que possivelmente termos exames focados em tecnologias específicas, mesmo que locais como o Hyper-V Server, por exemplo (torcendo com os dedos cruzados aqui).

Para os que estão poucos passos dos títulos, seja MCSA ou MCSE, ainda acho que valha a pena prosseguir e concluir a formação. Como eu falei anteriormente, mesmo que com data de validade, o título, o conhecimento e toda a experiencia adquirida no processo não serão perdidos (lembre-se que o título permanecerá contigo, independente do status).

Aos que estão iniciando na carreira e buscam a primeira certificação já vale a pena realinhar o foco e olhar para cima, mirando a nuvem! O grande lance para essa galera que está dando os primeiros passos é não esquecer da base, do “basicão” que muito ignoram e que lá na frente será cobrado, mesmo que seja em ambientes em nuvem.

Conclusão

O desfecho desse artigo é simples: Pense a médio prazo e vise o que será um diferencial para sua carreira. A mudança de fato é grande, de fato, mas não pode ser encarada como algo que veio para prejudicar mas sim para mostrar que os tempos estão mudando e que a melhor opção é estar atualizado.

Cuidado apenas com quem quer se aproveitar dessa mudança para te forçar ou vender a ideia de que essa é a ÚLTIMA chance de se tornar um MCSA/MCSE, corra o ficará para trás. Não que afirmação esteja errada mas evite agir por impulso e novamente, pare e analise o que fato fará diferença para você no momento.

No mais, relaxa e continue a caminhando sempre buscando conhecimento e não apenas títulos!

Espero que tenha curtido! Um grande abraço \,,/