Azure QuickStart Templates

Fala pessoal, tudo bem com vocês?

Você sabe criar um Azure Firewall com múltiplos IPs?  E implantar uma VM com scale set por trás de um load balancer? Ou até mesmo implantar um IBM Cloud Pak for Data?

Conheça o Azure Quickstart Templates ou Modelos de início rápido do Azure. O Azure Quickstart template são modelos de implantação de recursos fornecidos pela comunidade ou parceiros Microsoft. Todos os recursos são pré-configurados e podem ser instalados em uma única ação.

COMO UTILIZAR
No momento que fiz esse artigo, existiam aproximadamente 860 templates que poderiam ser utilizados. Primeiro passo é acessar o site https://azure.microsoft.com/pt-br/resources/templates/
Ao Acessar, você pode procurar um template de sua preferência:

Neste artigo vou usar o template Hyper-v Host Virtual Machine with nested VMs:

Ao clicar em Implantar, você será redirecionado para o Azure direto na tela de pré-configuração do templates e tudo o que temos que fazer é selecionar nome, senha, assinatura e grupo de recursos:

No item “Editar Modelo” você conferir tudo o que será instalado e todos os parâmetros do script:

Após aceitar os termos, basta clicar em “Comprar” que a implantação dará início:

Finalizado o processo, você poderá conferir e acessar os recursos implantados, no item abaixo você pode ver Grupo de segurança, discos, placas e até tabela de rotas:

A utilização de templates pode ser útil em ocasiões repetitivas ou implantações em larga escala, nesse caso o template faz todo o processo para você. Você também pode criar seu próprio template e até exportar o template antes de uma instalação do recurso. Para isso basta clicar na informação “Baixar um modelo para automação”:

Após isso, você pode adicionar a biblioteca ou baixar o arquivo.zip contendo as informações:

Lembrando que podem existir recursos pagos dentro de um template tal como um appliance Fortigate. Você também pode implatar esses recursos manualmente dentro do portal do Azure ou powershell, porém utilizar os templates pode te economizar bastante tempo, então recomendo!

Nos vemos nos próximos posts
Até mais😉

Please follow and like us: